Comportamento Alimentar dos Adolescentes

     A formação dos hábitos alimentares é influenciada por uma série de fatores: fisiológicos, psicológicos, socioculturais e econômicos. Os vínculos afetivos poderão influenciar positiva ou negativamente na fixação dos padrões de consumo alimentar. É grande a influência da televisão na formação dos hábitos alimentares.
      Como todos nós sabemos, os adolescentes costumam pular refeições, especialmente o café da manhã, o que pode levar a um menor rendimento escolar. No Brasil há estudos que demonstram que o almoço e o jantar são substituídos por lanches, principalmente quando este é o hábito familiar. Os lanches e refeições rápidas geralmente são alimentos mais ricos em gorduras e carboidratos e pobres em vitaminas, sais minerais e fibras, o que é vital par o bom desenvolvimento de uma criança e/ou adolescente.
     O adolescente é normalmente "preguiçoso", não gosta de muitos esforços, o que acarreta uma alimentação facilitada, com excesso de comidas prontas, sanduíches, salgadinhos e bolachas (é só abrir e comer!!). Além disso, muitos adolescentes não fazem nenhum tipo de atividade física, restringindo o seu lazer à televisão, ao videogame ou ao computador, o que além de trazer danos físicos(problemas na visão e ná própria saúde) afeta também o bem-estar da pessoa como um todo.
   
       Muitos adolescentes, apesar de terem um bom conhecimento sobre os princípios de uma alimentação equilibrada, têm atitudes que não correspondem a este conhecimento(é a famosa ''faça o que eu digo mas, não o que eu faço).
      Ocorre alta porcentagem de preferência por bolachas, batatas fritas, pizza, refrigerantes e chocolates como lanche escolar, apesar da disponibilidade de outros alimentos saudáveis, a dieta costuma ser pobre em fibras, vitaminas e minerais. 
     Algo de se preocupar, eu e todos os jovens é que a maioria dos adolescentes não atinge sequer dois terço das recomendações diárias para o cálcio(responsável pela formação da massa óssea). O ferro é especialmente importante para as meninas, devido às perdas menstruais e para os meninos devido ao aumento da massa magra e do volume sanguíneo.

     O hábito de fazer dieta, especialmente entre as meninas, muitas vezes está associado ao uso de medicamentos para emagrecer ou a "técnicas menos convencionais", como recorrer a vômito e laxantes, o que é muito prejudicial a saúde, essas ''técnicas'' quando praticadas em excesso podem trazer doenças como anemia, anorexia entre outras.